quarta-feira, 16 de março de 2011

Facebook entra na luta contra os suicídios

O Facebook serve como principal forma de comunicação social de muita gente – embora o Orkut ainda seja a rede social mais usada no Brasil, naturalmente. Sendo assim, é também natural que os usuários usem a rede para postar não só coisas boas, mas também sinais de tristeza, ou de depressão. Em casos extremos, até mesmo tendências ao suicídio, o que o FB pretende combater com mais intensidade.


A rede social desenvolveu e está testando um novo sistema que permite que os usuários avisem quando um amigo parecer estar numa situação emocional delicada, tendendo a pôr fim à própria vida. Para tanto, o Facebook fechou uma parceria com o grupo Samaritans, que atualmente já oferece suporte emocional e aconselhamento para milhões de pessoas ao longo de um ano.

Não é que o Facebook nunca tenha lidado com questões de suicídio. A política da empresa é de avisar à polícia local sempre que um amigo reporta que outro usuário dá sinais de que pretende cometer suicídio. Com o novo recurso, o sistema passa a ser automatizado. Sendo assim, o pessoal do Samaritans pode entrar em contato com a pessoa mais rapidamente, antes que algum de ruim aconteça a ela.


Se as nossas vidas estão cada vez mais reproduzidas no ambiente virtual, a iniciativa do Facebook só prova que a rede social está interessada em melhorar a vida das pessoas, e não somente em gerar lucros e fazer uma abertura inicial de capital arrasadora. Dessa vez Mark Zuckerberg e o seu time acertaram em cheio.

Infelizmente, ao menos por enquanto os serviço do Samaritans é oferecido apenas na língua inglesa – são quase 19 mil voluntários! Resta saber se o Facebook pretende estender essa parceria a demais grupos que ofereçam aconselhamento emocional.

Um comentário:

  1. Sou meramente adepta às redes sociais.
    Orkut já foi vício em minha vida. Mas hoje (sem vício) sou mais adepta ao facebook.
    Para quem quiser participar da minha rede de amigos, só buscar por Thaís Livramento.
    Bjbj,
    TL.

    ResponderExcluir