segunda-feira, 21 de março de 2011

Persistência X Teimosia

Como dizia o filósofo chinês Confúcio: “O homem superior não é apenas persistente. Ele é persistente no caminho certo”.

Através dessa reflexão, podemos entender porque muitas pessoas, apesar de possuírem um alto nível de persistência, não obtêm sucesso na sua empreitada, ou seja: essas pessoas acabam desperdiçando sua preciosa energia e inteligência na direção e com a estratégia errada, colhendo resultados negativos. Para esse comportamento podemos dar o nome de teimosia. Mas como saber se estamos sendo persistentes ou teimosos?

A diferença entre teimosia e persistência é que o persistente quando não colhe os resultados que quer, muda de estratégia. Já o teimoso insiste na mesma estratégia, obtendo, obviamente, os mesmos resultados. Em suma, o persistente é inteligente e o teimoso não. É claro que nem sempre é fácil mudarmos de estratégia. Para isso é fundamental sempre fazermos uma releitura do contexto que envolve a situação. Mas, infelizmente, a nossa tendência é usarmos uma estratégia que já deu certo no passado, numa situação nova do presente. A metáfora a seguir, ilustra bem essa situação: Contam que certa vez, duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente. Assim, logo ao cair, nadou até a borda do copo. Mas como a superfície era muito lisa e ela tinha suas asas molhadas, não conseguiu sair. Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de nadar e se debater e afundou. Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte, era tenaz. Continuou a se debater, a se debater e a se debater por tanto tempo, que, aos poucos o leite ao seu redor, com toda aquela agitação, foi se transformando e formou um pequeno nódulo de manteiga, onde a mosca tenaz conseguiu com muito esforço subir e dali alçar vôo para algum lugar seguro. Tempos depois, a mosca tenaz, por descuido ou acidente, novamente caiu no copo. Como já havia aprendido em sua experiência anterior, começou a se debater, na esperança de que, no devido tempo, se salvaria. Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie, pousou na beira do copo e gritou: "Tem um canudo ali, nade até lá e suba por ele" A mosca tenaz não lhe deu ouvidos, baseando-se na sua experiência anterior de sucesso e, continuou a se debater e a se debater, até que, exausta, afundou no copo cheio de água contendo um fraco veneno.

Quantos de nós, baseados em experiências anteriores, deixamos de notar as mudanças de ambiente e ficamos nos esforçando e perseverando para alcançar os resultados esperados, até que afundamos na própria falta de visão? Lembre-se, o persistente é inteligente, pois muda de estratégia. O teimoso não.

Pense, Sinta e Aja. Sucesso nos seus desafios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário