sábado, 19 de março de 2011

Uma conta sem tarifas


O consumidor já tem direito a uma conta-corrente gratuita, mas agora, o serviço vai chegar a quem só faz operações bancárias pela internet. Para fisgar o "público mobile", que não gosta de filas, não vai muito às agências e nem gera tantas despesas, as instituições financeiras já começam a oferecer a modalidade eletrônica.
Nesse tipo de conta não é cobrado nenhuma forma de tarifa se a pessoa realizar as movimentações pela internet, pelo celular e caixa eletrônico. No entanto bastará o consumidor procurar atendimento pessoal, na agência ou por telefone, para ser taxado.

Hoje, Itaú Unibanco e o Santander oferecem a facilidade. A Caixa, o Banco do Brasil (BB), o Bradesco e o Banestes ainda estudam uma forma de oferecer o serviço.
No caso do Itaú Unibanco, o consumidor pode fazer diversas transferências on-line sem quaisquer custos. Inclusive a conta-corrente pode ser aberta pela internet. Quem é cliente do banco pode migrar para o serviço eletrônico.
Entre a instituições que vão estudar uma forma de oferecer o serviço está o Banestes. "A movimentação eletrônica é uma evolução inevitável. A tendência é que os bancos sobrevivam cada vez menos de tarifas e mais de juros. Até o ano que vem devemos oferecer o serviço. Será preciso fazer um grande investimento e nossa prioridade é nacionalizar o Banescard", explica o diretor comercial do Banestes, José Antônio Bof Buffon.

Cinco anos sem ir ao banco
Há mais de cinco anos, a assessora de comunicação, Fernanda Martins, não vai ao banco. Ela faz tudo pela internet. Só para retirar dinheiro é que a consumidora recorre aos caixas eletrônicos. A novidade da conta eletrônica chamou a atenção dela. "Já vou entrar em contato com o banco, porque vou transferir a minha conta-corrente para o sistema eletrônico, para aproveitar a gratuidade", conta. Segundo Fernanda, ela já abriu mão há muito tempo do extrato em papel. "Antes, o banco mandava para minha casa todo o mês um extrato. Eu pedi para cancelar o envio. Também só pago minhas contas por meio da internet", afirma.
Mastercard vai lançar o cartão pré-pago
De olho no aumento da renda dos consumidores brasileiros e na crescente preferência pelo sistema de pagamento pré-pago, que só em 2010 movimentou US$ 12 bilhões na América Latina, segundo levantamento da Boston Consulting, a Mastercard vai apostar na oferta desse tipo de cartão em 2011.
"Esse investimento para ampliar o portfólio de pré-pago foi feito diante do aumento de renda dos consumidores brasileiros, do desemprego menor, do crescente desejo de consumo e, no caso do cartão de uso geral, dos índices de bancarização no país. É o momento que o brasileiro vive e que nós, da companhia, vivemos também".
No final do ano passado, a Mastercard comprou a divisão de cartões da Travelex, empresa britânica especializada em produtos de viagem pré-pagos.
O foco da empresa está nos brasileiros das classes C e D que não têm conta em banco, bem como naquelas pessoas que temem levar consigo quantias de dinheiro por falta de segurança.
"Os cartões são seguros, com chip e senha. Os empregadores também poderão pagar seus funcionários, como no caso de empregadas domésticas, por exemplo, com o cartão. É uma forma mais segura de o próprio funcionário andar com o seu dinheiro", disse o vice-presidente de produtos da Mastercard, Maurício Alves.
Os cartões terão validade de três anos, podendo ser recarregados com créditos pré-pagos quantas vezes o consumidor quiser.

Fique por dentro
Como funciona essa conta-corrente eletrônica? O cliente terá que movimentar a conta só pela internet, pelo celular ou caixa eletrônico.
Ela será gratuita mesmo? Sim. Não há cobrança de tarifas. O banco só poderá taxar o cliente quando ocorrer atendimento pessoal.
O que vou ter direito de fazer? Você poderá realizar transferências, tirar extratos na internet e efetuar saques, nos caixas eletrônicos. Ainda não existe explicação de quais serviços poderão ser realizados e quantas vezes o consumidor terá direito de fazer cada um deles sem ter que pagar.
Será possível pegar empréstimos pela internet? Sim. Hoje, isso já é possível. No entanto o consumidor precisa ficar atento quanto às taxas. No site, não é possível negociar os juros.
O que o banco poderá cobrar? Poderá ser cobrada taxa de cadastro para novos clientes. Consumidores que optarem por migrar sua conta bancária para esse serviço terão gratuidade.
Os bancos serão obrigados a oferecer o serviço? Não. Isso é facultativo, mas as instituições, para fisgar o consumidor que prefere uma comunicação mais on-line, já começaram a estudar as possibilidades.
Será seguro operar uma conta totalmente pela internet? A segurança deverá ser reforçada, mas caberá ao usuário tomar alguns cuidados com spam, vírus e acessos duvidosos.
O que eles fazem:
Veja as medidas tomadas nos principais bancos do Estado
Itaú UnibancoO banco oferece a iConta. A pré-abertura da conta pode ser feita por meio da internet, mas o procedimento precisa ser finalizado em uma agência. Após optar pela iConta, o cliente terá direito a cartão de débito e poderá realizar gratuitamente depósitos e retiradas, pagamentos de contas, consulta de saldos, transferências para contas, além de ter a possibilidade de fazer investimentos e empréstimos.
SantanderA conta eletrônica do banco permite saques e consultas nos caixas eletrônicos e retirada de extratos, transferências pela internet, realização de investimentos e empréstimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário