terça-feira, 15 de março de 2011

Resultado da pesquisa






Pesquisa do perfil do Comércio

Essa noite¸ obtemos o resultado das pesquisas para conhecer o perfil do consumidor e empresário do município.
Nela houve participação da diretora do CDL juntamente com empresários e estudantes de faculdades como nós alunos do curso de Administração¸ que contribuíram para a realização da pesquisa¸ assim como o Prefeito Antonio Carlos Machado que também é o nosso colega de curso¸ que teceu comentários do engajamento dos alunos...
Os resultados servirão para elaborar estratégias¸ para o melhor desenvolvimento do comércio no nosso município e assim verificar onde esta os pontos fortes e os fracos acreditam buscando uma análise situacional das ameaças e as oportunidades relatadas nas pesquisas...
Pode-se notar que a pesquisa ao consumidor abrangeu em quase todos¸ um público de jovem entre 1 a 30 anos. Que nas residências¸ nas informações coletadas¸ em grande número foi que duas pessoas eram que possuíam renda para sustentar a família. Na maioria dos entrevistados¸ onde a grande porcentagem¸ revelou-se serem para gastos como alimentação¸ saúde¸ com a energia elétrica¸ entre outros...
O grau de eficiência do comercio ganhou em o equivalente a 70% como bom e uma das razões¸ foi à falta de treinamento para o atendimento como resposta negativa.
A forma encontrada para fazer propaganda é meramente com carro de som¸ panfletos e também pela rádio
Os principais relatos para ser implantado na opinião dos entrevistados em relação ao comércio local¸ foi shopping¸ lazer¸ cinema e outras, mas sempre no mesmo seguimento.

Referente à pesquisa do empresário¸ para a maioria dos entrevistados o comércio esta regular como uma porcentagem equilibrada como eficiente. De comerciantes que informatizavam seus negócios¸ principalmente para o uso das áreas de financeiro¸ administrativo e vendas e grande parte conectados a internet. Levantou-se que os principais clientes estão concentrados na área urbana e a maioria dos salários está em um salário mínimo. Usam como critérios para contratação: a experiência ou indicação de um conhecido...
Há desejo de expandir¸ desenvolver¸ explorar o marketing com hábitos como o rádio panfletos e uso de carro de som.
Um fato preocupante que encontrei na pesquisa¸ é que os empresários não têm a preocupação com o treinamento em si mesmo¸ até porque acredito que será essa uma forma de se reciclar e assim buscando inovar com novas idéias...
Não posso deixar de mencionar do índice de inadimplência com as notinhas analisadas na pesquisa, mas isso se deve a cultura de uma cidade pequena¸ penso eu...
O grande vilão no final ficou para a carga tributária para com os mesmos, a falta de união dos comerciantes a falta de mão de obra, como reclamações respondidas por eles.

Mas infelizmente houve um apagão que foi generalizado¸ que não permitiu, mas nenhuma informação devido à dificuldade.

4 comentários:

  1. Infelizmente não pude ir, porque ontem eu tava vomitando até a bíli! #ECA
    Bjbj,
    TL.

    ResponderExcluir
  2. Faltou vc lá... bjs espero que esteja gostando do nosso Blog

    ResponderExcluir
  3. A pesquisa foi muito importante para o municipio mesmo não sendo dele sei que ela servira para que os administratores possa elaborar muitas estrategias para mudar esse resultado.

    ResponderExcluir
  4. Colega Josy a pesquisa é do Municipio, consumidores e empresarios daqui mesmo!

    ResponderExcluir