sexta-feira, 18 de março de 2011

a motivação que impulsiona o grupo

Como eu disse em Sala ao defender meu projeto de pesquisa na Aula de Leandro sobre a Motivação funcional para a qualidade no atendimento é porque acredito que funcionário motivado rende mais e isso reflete muito no atendimento ao principal interessado _ o cliente .
Portanto acredito nisso para um bom progresso nas tarefas que fazem com que a organização tenha um sucesso maior em tudo que faz.
Portanto quero dividir com vocês para melhor identificação com o assunto e defenderem comigo esse fator como futuros administradores.

***

O termo motivo vem do elemento MOV = mover. Daí vem a ação de mover, isto é, motivação.

Na era da informação, que estamos entrando, podemos ver que a concorrência entre as organizações será mais acirrada do que já é hoje, passando a ser uma concorrência sem fronteiras. Com essas mudanças o fator humano nas organizações passa a ser mais importante do que já é hoje, e ter um funcionário motivado, trabalhando com vontade, passa a ser um fator a mais, e muito importante para o crescer da organização.
As organizações dependem das pessoas para dirigi-las, organiza-las, controla-las, e faze-las funcionar. Quanto melhor e mais motivadas estiverem essas pessoas, melhor estarão funcionando essas organizações.
Com a evolução que temos no sistema de informação, muitos acreditam e dizem que num futuro próximo as organizações serão virtuais, ou seja, com funcionários trabalhando em lugares diferentes e responsáveis pôr seu próprio serviço, sem supervisores diretos e respondendo pôr resultados. Aí a necessidade de colaboradores motivados e trabalhando com vontade.
A motivação leva você em direção a um objetivo, para chegar a esse objetivo tem que haver persistência na ação, essa persistência acontece pôr causa da motivação. A motivação é a força impulsionadora em direção ao objetivo.
A motivação acontece a partir da necessidade, ela impulsiona o indivíduo a um objetivo, então ele está motivado a alcançar esse objetivo e persiste nisso. Embora algumas atividades humanas aconteçam sem motivação, praticamente quase todos os comportamentos conscientes são motivados ou possuem uma causa. (NEWSTROM & DAVIS, 1998:46)
Em contraste com a abordagem de relações humanas que pressupunha trabalhadores felizes são trabalhadores produtivos, os cientistas comportamentais consideram que a compreensão do comportamento humano é o meio mais importante para se chegar a objetivos e eficiência. Um empregado poderá estar dotado generosamente de todas as qualidades necessárias ao desempenho do cargo, ter ferramentas necessárias , ter um bom ambiente de trabalho, mas isso não garantirá, de antemão, que ele executará a contento sua tarefa. (MINICUCCI, 1995:227)
A motivação é o elemento que faz com que a pessoa persista na ação com a mesma vontade e que faz com que ela não pare de tentar. Podemos caracterizar a motivação como uma força impulsionadora em direção a um objetivo.
As organizações que tem programas para motivação de empregados conseguem resultados muito bons. Isso se percebe pela alta produtividade de um trabalhador motivado.
Muitos pensam que motivação é um dom, alguns tem, outros não. Mas a motivação para o trabalho tem que vir externamente, pois trabalhar é uma necessidade, mas ultrapassar as metas é um objetivo que vem com a motivação a mais e não somente com a de trabalhar. Embora não haja respostas simples para a questão da motivação, um importante ponto de partida reside na compreensão das necessidades do empregado. (NEWSTROM & DAVIS, 1998:46)

Abraços

Jana

Um comentário:

  1. Realmente precisa que haja motivação sempre para ligar as engrenagens e seguir para ultrapassar e vencer os desafios propostos...

    ResponderExcluir