segunda-feira, 14 de março de 2011

Japão pede ajuda dos EUA para resfriar reatores nucleares

O governo japonês solicitou formalmente aos Estados Unidos ajuda para resfriar os reatores nucleares danificados pelo terremoto no Japão na semana passada, informou nesta segunda-feira a Comissão Reguladora da Energia Nuclear (NRC) americana.
Em entrevista coletiva na Casa Branca, o presidente da comissão, Gregory Jaczko, indicou que a NRC respondeu ao pedido e pode fornecer assistência técnica. A NRC já conta com dois técnicos presentes no Japão, que têm como missão informar à embaixada americana sobre o desenvolvimento dos eventos dentro de uma equipe da Agência Internacional americana para o Desenvolvimento (USAID). "É uma situação séria e seguiremos fornecendo toda a assistência que for solicitada", declarou Jaczko.
Tanto Jackzo como o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, asseguraram que apesar do ocorrido no Japão, o Governo não mudará sua política de apoio à energia nuclear, um dos pilares da estratégia energética do presidente Barack Obama para reduzir a dependência do petróleo estrangeiro.

Crise

Mais cedo, o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, anunciou que o país passará a enfrentar cortes no fornecimento de energia. Depois, o governo decidiu adiar os cortes até ficar claro qual será a economia de energia nas residências.

As autoridades estão aconselhando os cidadãos a não ir para o trabalho nem levar seus filhos à escola, para evitar sobrecarregar a debilitada capacidade do sistema de transporte público. O premiê disse que o desastre mergulha o país "na crise mais grave desde a Segunda Guerra Mundial".

Estimativas preliminares elevam os custos de recuperação da tragédia em dezenas de bilhões de dólares - um forte golpe para o país, em um momento em que a economia mundial dá sinais de retomada. O governo afirmou que injetará 15 trilhões de ienes na economia japonesa (mais de US$ 180 bilhões) para dar um sinal positivo para o mercado financeiro, que abriu em queda nesta segunda-feira.

2 comentários:

  1. COISA MUITO TRISTE... AS LETALIDADES FORAM TAMANHA NESTA TRAGÉDIA.... COITADO DESSE POVO... É MAIS DO QUE A NOSSA POPULAÇÃO PINHEIRENSE....

    ResponderExcluir
  2. É um fato que esta mudando a economia, a preocupação com processos nucleares e uma catastrofe é imensa dada a dimensão dos problemas ocorridos... o mundo esta voltado para essa potencia e a crise enfrentada... Acredito que daqui em diante veremos um novo cenário mundial já que a economia internacional sofrerá com essa crise no país tão poderoso.

    É bom acompanharmos e aprendermos ... não é porque não seja no Brasil que nós não somos afetados...

    ResponderExcluir