terça-feira, 15 de março de 2011

A Importância Do Trabalho Em Equipe.

Suponha que você e mais duas pessoas estão trabalhando em uma plantação de feijão, onde cada um ganha o salário correspondente ao seu dia de trabalho. O trabalho funciona da seguinte maneira: em fila, você cava o buraco, o segundo joga a semente e o terceiro integrante tapa o buraco. Cada integrante deste grupo se preocupa apenas em realizar a sua tarefa, nada entendendo da importância do trabalho dos outros, "é cada um por si".

Um certo dia o segundo membro da equipe faltou ao trabalho por motivo de saúde, porém a atividade continuou, pois cada um recebia o salário correspondente ao seu dia de trabalho e eles sabiam muito bem qual era sua responsabilidade, sem a necessidade de um líder para orientá-los. Você cavava o buraco, o segundo não jogou a semente (pois havia faltado), mas o terceiro tapava o buraco e assim prossegue o dia inteiro...

Muitas pessoas, que atuam em diversas organizações, estão trabalhando em grupo e não em equipe, como se estivessem em uma linha de produção, onde o trabalho é individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa e pronto. No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e sua importância para o sucesso da tarefa. Eles têm objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas que tendem a ir além daquilo que foi determinado. Se no exemplo anterior você e os demais integrantes do grupo trabalhassem como equipe, conhecendo a importância do trabalho de cada membro, tendo uma visão e objetivos comuns, certamente vocês diriam: "nosso colega faltou, vamos ter que substituí-lo oGrupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. No entanto esse grupo não é uma equipe. Pois, equipe é um conjunto dGrupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. No entanto esse grupo não é uma equipe. Pois, equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas.
Grupo são todas as pessoas que vão ao cinema para assistir ao mesmo filme. Elas não se conhecem, não interagem entre si, mas o objetivo é o mesmo: assistir ao filme. Já equipe pode ser o elenco do filme: Todos trabalham juntos para atingir uma meta específica, que é fazer um bom trabalho, um bom filme.

Toda equipe é um grupo, porém... nem todo grupo é uma equipe. (Carlos Basso)

5 comentários:

  1. Belo e significativo texto Josy! É triste admitir que existem hoje, nas empresas, mais grupos que equipes, a impressão que fica é que muitos colaboradores querem apenas " bater o cartão" e receber o seu salário no final do mês, nada mais além disso. Todavia eu torço para que essa realidade mude!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que estão cansados de ver os comentários deixados por mim, mas vou falar...rsrs...
    É texto como esse que abrem uma visão que muitos não querem ver por individualismo... Um depende do outro. E cada membro dessa equipe leva o nome da empresa toda...
    Se um não trabalha em prol da comunhão do grupo tudo desanda.
    Esse texto vou levar para o setor que trabalho na próxima reunião de motivação...
    Post maravilhoso

    ResponderExcluir
  3. Trabalhar em equipe não é apenas um técnica que aprendemos na faculdade, mas um modelo a ser seguido para uma boa gestão.
    ("Com talento ganhamos partidas; com trabalho em equipe e inteligência ganhamos campeonatos." (Michael Jordan, jogador e líder))

    ResponderExcluir
  4. Quando vir a reportagem também achei muito interresante Jana ela serve mesmo como vc disse para poder dar uma sacudida para a gente ver como o trabalho em equipe e importante e que sempre devemos desenvolver em nossos trabalhos juntos seremos mais fortes e unidos conseguiremos chegar ao topo de nossos objetivos.E seus comentários e sempre muito bem vindo são de grande aprendizado tá bom.

    ResponderExcluir
  5. Um trabalho em equipe é de fato mais produtivo, sem contar o clima de harmonia no ambiente, o que faz com que o funcionário tenha prazer em fazer parte da organização

    ResponderExcluir