quarta-feira, 16 de março de 2011

Experiência... todo mundo quer?

Como mostrado na pesquisa do Sebrae ontem, 39% dos empresarios entrevistados em Pinheiros tem dificuldade de conseguir mão de obra qualificada. A verdade é que o problema percorre todo o páis.
Por um lado a dificuldade do primeiro emprego. O mercado é competitivo e quer sempre alguém com experiência e qualificação. Visto que a maior parte dos desempregados são jovens entre 15 e 24 anos que chega a ser 3 vezes mais do que adultos desempregados uma boa dica é buscar o primeiro emprego em empresas que tenham vagas de aprendiz, buscar cursos profissionalizantes (atendente comercial, telemarketing, financeiro) pagos ou não, alguns por exemplo oferecidos pelo SEBRAE (Em Pinheiros estão disponivel alguns cursos também voltados para esse publico SEBRAE/CDL).
Mais por outro lado, onde a empresa pode ajudar essas pessoas? Investir na capacitação do funcionario pode ser uma boa, afinal é ele que faz a empresa funcionar. Os gestores precisam considera-los como um fator produtivo e que precisa ser reciclado para executar melhor suas tarefas.
Sem poder deixar para traz o fato que mais de 50% dos entrevistados não investem na capacitação nem para si mesmo... Ai, nem se ele tiver o melhor funcionario de todos não vai adiantar, já que o lider não é qualificado.

4 comentários:

  1. Realmente tudo que foi dito prova que o que falta para o crescimento do comercio em nosso município se deve a capacitação. E o benefico de se preocupar com a qualificação é impressindivel para o desenvolvimento eficaz.
    Mas o final da sua postagem já disse tudo... Os entrevistados do perfil empresarial não se preocupam nem com a capacitação deles mesmo ai não chega a nenhum lugar e fica dificil alcançar muita coisa...

    ResponderExcluir
  2. Não adianta reclamar da mão de obra se nao faz por onde!Concordo com suas palavras, pelo fato de muitos empresários não investirem em mão de obra para si mesmo, como descrever a mão de obra do seu próprio funcionário?Será que ele sabe o significado disso?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. e 30% dos entrevistados contratam atraves de indicação de terceiros... Na verdade, na prática é muito mais!

    ResponderExcluir