sexta-feira, 18 de março de 2011

A Empresa é Você

Em um livro sobre A Qualidade no Atendimento a Clientes de Adilson Romualdo Neves (não é porque é meu chara) notei que precisamos aprender várias maneiras de prestar esse atendimento.
Uma delas e acho que o primordial é entender que “A Empresa é Você" Como consta no texto do seu livro: (...) "pois no contexto atual da economia mundial a empresa é cada um de nós do mais graduado executivo ao mais simples servidor. Não há como fugir dessa máxima, principalmente quando a concorrência esta cada vez, mas acirrada no mercado moderno, seja no interior, ou seja, nas grandes capitais, enfim, em todos os quadrantes do Brasil.
Constata-se a necessidade de a empresa voltar-se definitivamente para o seu cliente, sob pena de perder fôlego na corrida da competitividade constante.
Um ponto crucial que deve ser absolutamente considerado é que você trabalha para a empresa, você não é dono da empresa; Você é a empresa.
Quando alguém liga para a empresa e é atendido por um indivíduo, nunca esse alguém pensa que esta falando com uma pessoa remunerada para prestar aquele tipo de serviço, ou proprietário, entendem que esta falando com a própria empresa. Ao contrario a imagem daquele indivíduo esta intimamente ligada à empresa em que trabalha a unidade a qual esta vinculado, ao departamento ao qual pertence, a loja em que vende mercadorias e serviços. Para o cliente a empresa é o ser humano que responde ao telefone, que atende no balcão e que de alguma maneira mantém contato direto com ele.
Se esse ser humano, você, demonstra uma atitude positiva, o cliente percebe que esta tratando com uma empresa boa. Se, entretanto, demonstra uma atitude negativa, o cliente acha que esta lidando com uma empresa ruim, de péssima qualidade. Esse ponto de vista do cliente. Não há meias verdades nisso. É tiro e queda. Quer você queira, quer não, o que você diz, pensa, parece, enfim, a sua imagem esta diretamente ligada empresa. Não há como fugir dessa realidade.
Você é quem deve passar para o cliente a sua competência, sua imagem de empresário ou profissional habitado a reagir a todos os desejos e necessidade daqueles
Vale lembrar que quando você atende bem, não apenas esta agregando valor para a empresa; esta demonstrando na prática o quanto a sua empresa sabe sobre a qualidade de atendimento, está refletido o seu talento para um público cada vez maior.
Pode ser que de imediato esse trabalho profissional não lhe proporcione qualquer retorno, principalmente no campo financeiro, mas relacionametos humanos engrandecem até a sua vida pessoal. Afinal novos amigos são criados todos os das.
É preciso lembrar que quando uma empresa cresce, todos crescem inclusive você, empresário ou funcionário. Pense nisso. “

Um comentário:

  1. Maravilhoso texto. Eu teclo e defendo esse pensamento sempre...
    A empresa sou eu.... eu tendo que fazer o dferencial necessário para que ela seja bem vista. Eu tenho que lutar por ela... a fidelidade do meu relaconamento com ela precisa ser grande para conquistar o meu cliente.
    É vestir a camisa dela e até mesmo que ela seja marron e ninguém enxergue as marcas da batalha dexadas nela.
    é gratfcante que seu esforço trouxe um bem maior para a empresa.
    É claro que é importante saber dominar qualquer situação com calma e paciencia e sempre haver um encorajamento para a proxima etapa..

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