sexta-feira, 18 de março de 2011

Dividir para conquistar

Segmentar, agrupar e dividir os clientes de acordo com seus nichos de mercado é uma excelente forma de conquistar o sucesso na comunicação e nas negociações .


Sim, esta estratégia de guerra é perfeitamente aplicável ao marketing para empresas de tecnologia .
Entender e atender as necessidades do cliente de tecnologia é um grande desafio, pois muitas vezes esse cliente não tem ideia daquilo que realmente precisa. São necessidades latentes, escondidas, que geralmente emergem a partir de um problema. A área de marketing dessas empresas tem como missão descobrir, mostrar, conduzir o cliente para que ele perceba e descubra tais necessidades antes de surgirem os problemas.

Segmentar, agrupar e dividir os clientes de acordo com seus nichos de mercado é uma excelente forma de conquistar o sucesso na comunicação e nas negociações. Uma vez definidos os segmentos, é possível criar campanhas, peças promocionais e ações de comunicação para cada tipo de cliente com a linguagem adequada.

Apresentar o desafio e vender a vantagem competitiva, eis a grande questão. Ouvir o cliente, entender sua necessidade aparente, conduzir para a aparente e apresentar uma solução relevante que atenda a ambas.
Normalmente, o tempo de fechamento de negócios está diretamente ligado ao tipo de produto ou serviço ofertado e em sua relevância percebida pelo consumidor. No caso das empresas de tecnologia, o diferencial competitivo está na inovação de produtos e serviços, o que muitas vezes é percebido pelo consumidor como não relevante. Nesse sentido, a estratégia "dividir para conquistar" é perfeita para mostrar a relevância ao consumidor.

A BRy Tecnologia S.A., com sede em Santa Catarina, fez sua lição de casa e cresce de forma sustentável ano após ano, completando uma década de existência em 2011. Especialista em tecnologias para garantir validade jurídica de documentos e processos eletrônicos, a empresa conta com uma equipe de marketing e vendas que exercita esse modelo de "dividir para conquistar" todos os dias. Utilizando essa metodologia com uma abordagem assertiva, conseguiu reduzir o tempo de fechamento de negócios (desde o levantamento de "leads" até a ordem de compra) em mais de 50%.

Ferramentas como software de CRM, a técnica do funil, neurolinguística e mídias sociais são armas dos profissionais de marketing e de vendas da empresa. Muito trabalho, muita pesquisa! O sucesso não acontece por acaso!

Helena Boal - gerente de Marketing da BRy

Um comentário:

  1. Como se diz: " a propaganda é a alma do negócio" e realmente assim que angariamos mais cliente levando a mostrar o que ele precisa ou tentamos, já que esse é o principal objetivo da propaganda... Chamar a total atenção...

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