sábado, 19 de março de 2011

AINDA SOBRE O SEMINÁRIO.....

Se fizermos uma simplória pesquisa nesse fantástico e competitivo mercado, observaremos com facilidade que o que se, realmente, busca numa compra é a resolução de um problema. Ressalta-se que essa resolução buscada envolve ambas as partes envolvidas, ou seja: FORNECEDOR/ VENDEDOR X CONSUMIDOR/ CLIENTE.

Bem, a princípio nada é mais lógico.

A grande questão é que tanto uma parte como a outra estão envolvidas e totalmente norteadas por preocupações que em muito impedem a concretização dessa resolução – A COMPRA.

De um lado o cliente/ consumidor se vê num emaranhado de opções (temos hoje: 26 marcas de automóveis; 300 marcas de tinta; 52.000 farmácias; 120 marcas de cerveja; 800 marcas de xampu; 750 marcas de refrigerantes; 579 shoppings; etc), onde a concorrência está chegando ao cúmulo de atrapalhar o negócio, quando o contrário é que deveria estar acontecendo.
De outro lado está o fornecedor/ vendedor apegado as preocupações de que a concorrência está aumentando, a crise está piorando, o governo não ajuda, o mercado está insuportável.

Acho que até aqui também nada é novidade.

Dessa situação constatamos continuarem vivas as partes envolvidas e o mais importante: sedentas por vida e muita vida ainda por viver.

Como ambas continuarão a viver, denota-se não haver qualquer possibilidade de ruptura desse casamento.

Em sendo assim, retomaremos a nossa conversa, agora diante de uma nova conjuntura.

Como, proporcionalmente falando, existem mais pretendentes para conquistar o CLIENTE/ CONSUMIDOR do que para conquistar o FORNECEDOR/ VENDEDOR, conclui-se ser deste o papel de caçador.

ORA, ENTÃO MÃOS NO CÉREBRO E VAMOS A CONQUISTA, VENDEDORES:

1° PASSO – Lembram de como se age numa conquista amorosa? Pois é, esse é o sentimento que tem que invadir o seu coração para fazer de uma venda uma eterna pós-venda – MARQUE O SEU CLIENTE (torne-se inesquecível).

2° PASSO – Não esqueça: vivemos num mundo real, mas buscamos um mundo ideal. No primeiro tropeçamos, caímos, sangramos, sofremos, mas no segundo nos realizamos, concretizamos nossos sonhos, voamos alto e somos felizes. Qual dos dois é o melhor de lembrar? Não esqueça: somos exatamente como uma eterna briga entre dois cachorros. Um é chato, pessimista, brigão, peçonhento. O outro é feliz, risonho, otimista, da paz e grato. Essa briga é sempre ganha pelo cachorro que mais alimentarmos.

3° PASSO – O seu foco é o foco do seu cliente e não ele. O melhor vendedor do mundo é o cliente satisfeito com a sua compra, a propaganda que ele faz a seu respeito é gratuita. Você não tem limite, fique novo de novo. Pergunte sempre no final de uma venda: Eu o atendi bem? Eu consegui atendê-lo como o senhor esperava ser atendido por um grande vendedor?

4° PASSO – Não se vende mais produtos ou serviços – SE VENDE PRAZER PELA COMPRA. Ninguém vende sapatos: vende-se a forma pela qual andarei mais confortável; ninguém vende roupa: vende-se a forma pela qual ficarei mais bonito; ninguém vende cosméticos: vende-se a forma pela qual as mulheres serão mais desejadas e belas; ninguém vende mais apartamentos: vende-se a forma pela qual concretizarei o sonho da casa própria.

5° PASSO - Não acreditem que dificuldades atrapalham. Acredite que elas são capazes de torná-los mais capazes, de fazê-los não errar novamente, de fazer melhor.

6° PASSO – Lembrem-se: vocês já fizeram parte da maior concorrência da vida – no óvulo de cada mãe só havia vaga para um espermatozóide e no meio de milhões você foi o escolhido, por isso você é o maior milagre da vida.

Não há dúvidas que se cada vendedor alçar esses seis passos, tendo auto-confiança e persistindo deixará o medo e alcançará o sucesso.


* Gonçalo Jr. é Economista; Advogado; Conferencista; MBA em Gestão Empresarial; Suas palestras detêm forte apelo emocional estimulando os ouvintes a buscarem o potencial da força interior.

Um comentário:

  1. Na maioria de nossas aulas o cliente sempre foi o grande alvo... Nas de negociação, foi exacerbada esse tipo de preocupação que é a necessidade do cliente e não a nossa.
    O 4° passo descrito é o resumo disso tudo... Vc vende o prazer de comprar... É o ganha a ganha da relação de venda....Vc tem que ganhar e o cliente também....

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